0

Diário de Notícias.

DN.

Casas Mário de Andrade e Guilherme de Almeida destacam o patrimônio cultural e a relação entre arte e natureza

Continue lendo o artigo abaixo...

Os museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social Poiesis, realizam, entre 10/12 e 13/12, uma programação que valoriza a educação, a memória cultural e o contato com o patrimônio. Todas as atividades são gratuitas.

Na Casa Mário de Andrade, o público pode participar da nova edição do Seminário de Articulação de Políticas Públicas para o Patrimônio Imaterial em São Paulo, organizado anualmente pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial de São Paulo, formada por Iphan, Condephaat e Conpresp.

O encontro de 2025 celebra os 25 anos da Política Nacional do Patrimônio Imaterial, instituída pelo Decreto Federal nº 3.551/2000, que consolidou o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. O seminário, realizado na quarta (10) e quinta-feira (11), propõe revisitar os antecedentes da noção de patrimônio intangível, recuperar debates que estruturaram essa política, refletir sobre seu cenário atual e discutir caminhos futuros.

A programação reúne mesas temáticas, especialistas de referência nacional, apresentações musicais, caminhadas educativas e uma visita temática na Casa Mário de Andrade. Os interessados devem realizar inscrição prévia pelo site do museu, onde também está disponível a programação completa. Confira aqui.

Para as crianças

No sábado (13), a Casa Guilherme de Almeida promove a oficina A Arte no Jardim: Desenhos e Carimbos Naturais, voltada para crianças e seus cuidadores. A atividade propõe explorar a relação entre arte e natureza por meio da criação de composições com flores, folhas e pigmentos naturais.

Os participantes serão convidados a observar a paisagem e o jardim da Casa, experimentando diferentes texturas, formas e cores. Um dos destaques da oficina é o uso de folhas caídas no quintal como carimbos naturais, ampliando a vivência sensorial e fortalecendo o vínculo com o território e sua vegetação.

 

SERVIÇO

Casa Mário de Andrade

Atividade: Seminário de Articulação de Políticas Públicas para o Patrimônio Imaterial em São Paulo

Data: Quarta (10/12) e quinta-feira (11/12)

Horário: das 09h às 18h

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda, São Paulo


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.